">O professor Marcelo Paixão, do Instituto de Economia (IE), lança o Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil (2009-2010), na próxima segunda-feira (30/05), no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ.

Relatório sobre desigualdades raciais no Brasil será lançado no Ifcs

O professor Marcelo Paixão, coordenador do Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais (Laeser), vinculado ao Instituto de Economia (IE) da UFRJ, lança o Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil (2009-2010), na próxima segunda-feira (30/05), no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ. O evento terá início às 15h e, além da apresentação do relatório, haverá entrega de diplomas do curso de extensão do Laeser e coquetel com sessão de autógrafos.

O estudo do professor Marcelo Paixão tem como objetivo analisar a evolução das desigualdades de cor ou raça no Brasil, desde a Constituição de 1988, e verificar a capacidade dos dispositivos constitucionais em reduzir tais assimetrias.

Para realizar o estudo, foram utilizadas diversas bases de dados relacionados a aspectos da realidade brasileira e que continham a variável cor ou raça, como os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de dados do Ministério da Saúde.

O endereço do Ifcs-UFRJ é Largo São Francisco de Paula, 1, Centro, Rio de Janeiro.