Orquestra de Câmara de Bicicletas leva música em movimento ao Ipub

Músicos da Cyclophonica, única orquestra de câmara de bicicletas do mundo, e membros dos projetos do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (Ipub), Cancioneiros do IPUB e Clube da Esquina, vão ter um encontro musical, no próximo dia 5 de junho, às 9h30, no Ipub-UFRJ. O encontro faz parte das atividades do ArteForum, ocupação artística que tomará o Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, nos dias 4 e 5 de junho, com atividades como performances, instalações, cortejos e apresentações musicais.

A orquestra, na qual os músicos se locomovem em bicicletas convencionais, tocando arranjos e instrumentos especialmente elaborados e adaptados, chegará ao campus da Praia Vermelha finalizando  um concerto que será iniciado na Praia do Leme, às 9h. No percurso, os músicos passarão pela Avenida Princesa Isabel, Túnel Novo e pela sede do Botafogo de Futebol e Regatas (BFR), antes de chegar ao campus.

Os grupos Cancioneiros do Ipub e Clube da Esquina, projetos do Ipub/UFRJ compostos por pacientes da unidade, receberão a orquestra por volta das 9h30. Após o encontro, os músicos-ciclistas se apresentam, às 10h15, nos jardins da fachada do FCC-UFRJ, em uma espécie de “carrossel” sonoro, com músicas populares, eruditas, MPB e contemporâneas, contando também com a interação do público.

A Cyclophonica foi criada em 1999, por Leonardo Fuks, oboísta e professor da Escola de Música (EM) da UFRJ, e nasceu praticamente dentro da universidade, com o apoio de professores, alunos e ex-alunos. Desde então, a orquestra se apresenta em palcos, teatros, bienais de música, passeios ciclísticos, eventos ambientais, eventos universitários e festivais de música internacionais. Mais informações sobre a orquestra de câmara de bicicletas podem ser obtidas no blog da Cyclophonica. O endereço do Ipub-UFRJ é Avenida Venceslau Brás, 71, Botafogo.

ArteForum

Durante os dois dias de ArteForum, locais do campus da Praia Vermelha, como o Teatro de Arena, jardins e estacionamentos do Palácio Universitário receberão exposições, conferências, interferências, performances, intervenções e ocupações simultâneas. A programação completa está disponível no site do FCC/UFRJ.

O evento acontece nos dias 4 e 5 de junho (sábado e domingo), das 10h às 19h, no Palácio Universitário, no campus da UFRJ na Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, 250, Urca. A entrada é franca.