I Seminário “Agrotóxico nosso de cada dia”

Em 26 e 27 de maio, ocorre no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o I Seminário “Agrotóxico nosso de cada dia”. O objetivo do evento é discutir o uso de agrotóxicos, no Brasil, suas causas e consequências.

A programação do evento inicia-se com a Feira Agroecológica da UFRJ, na entrada principal do Centro de Ciências da Saúde (CCS), em 26 de maio. De 10h as 14h30, em edição especial, a feira acontece em esquema de trocas: Grupo Verdejar, Grupo Capim Limão, Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e Pela Vida e intervenções artísticas.

O evento segue, no mesmo dia, com uma palestra sobre intoxicação por agrotóxicos, com a professora Rosany Bochner, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, que coordena o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas – SINITOX, às 15h, e como um vídeo debate sobre o documentário “O Futuro da Comida”, com o grupo Capim Limão (UFRJ), às 17h.

Para o segundo dia, estão programadas duas palestras. A primeira, de 10h as 12h, tratará sobre Consumo Consciente, com Miriam Langenbach (Rede Ecológica), e, de 14h as 15h30, o Dr. Armando Meyer (Fundação Oswaldo Cruz, RJ) falará sobre os efeitos dos agrotóxicos na saúde.

O evento encerra, às 17h, com a apresentação do Coletivo Joaquim 71, grupo multi-plural que conta com a participação de diversos artistas com o objetivo de intervir em espaços livres, e outros convidados. O CCS fica na Avenida Carlos Chagas Filho 373, Cidade Universitária,