Categorias
Memória

Palestra “Cinema e Loucura”

Nesta terça-feira, dia 24, ocorre a palestra “Cinema e Loucura”, ministrada pelo psiquiatra Elie Cheniaux Júnior, do Instituto de Psiquiatria  da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ipub/UFRJ),  autor do livro Cinema e loucura: conhecendo os transtornos mentais através dos filmes. O livro apresenta a análise de mais de 180 filmes, do ponto de vista da psicologia, destacando os perfis psicológicos das personagens e o quanto a psicologia em geral afeta o desenvolvimento da obra.

Elie Cheniaux é professor do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro-associado e docente da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro, Elie Cheniaux é especialista em psiquiatria.

A palestra marca o encerramento da disciplina “Psicopatologia e Cinema”, oferecida pelo Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina e está marcada para as 11h30, na sala 138 da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A participação é aberta para qualquer pessoa interessada, sem necessidade de inscrição prévia.