Laboratório Cultura Viva lança edital para produção de documentários

O Laboratório Cultura Viva, vinculado à Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, lança edital com foco na produção de documentários sobre diversidade cultural. A iniciativa visa a contemplar projetos dos Pontos de Cultura que disponham de equipe de produção audiovisual, insumos e equipamentos necessários à produção. Serão 20 projetos selecionados. As inscrições podem ser feitas até 16 de junho através do site do Laboratório Cultura Viva.

Os documentários selecionados integrarão a Revista Eletrônica – a ser produzida pelo Laboratório e veiculada em sua plataforma digital – assim como nos meios de distribuição de conteúdos fomentados pelo Ministério da Cultura (MinC) e parceiros, tais como emissoras de radiodifusão, canais de TV públicos, comunitários ou por assinatura, outros portais na internet, salas de cinema e cineclubes.

Laboratório Cultura Viva

O projeto, realizado pela Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, é resultado de uma parceria com o Programa Cultura Viva do MinC e com a Fundação Universitária José Bonifácio (Fujb), que visa à produção, exibição, difusão, formação, pesquisa e experimentação em audiovisual e multimídia dos Pontos e Pontões de Cultura. As séries Cultura Ponto a Ponto e Ponto Brasil são exemplos de realizações do Laboratório, veiculadas pela TV Brasil.

Os Pontos de Cultura são iniciativas culturais desenvolvidas por organizações da sociedade civil, selecionadas por editais públicos que recebem recursos para aprimorar a qualidade de seus projetos e ampliar a capacidade de atendimento em suas comunidades.  Já os Pontões de Cultura recebem recursos para dar suporte técnico, ou articular redes de Pontos de Cultura em âmbito municipal, estadual, regional ou nacional.