Escola de Serviço Social promove seminário de Políticas Públicas

O Núcleo de Saúde Reprodutiva e Trabalho Feminino da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ e a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (Sesdec/RJ), através da Superintendência de Atenção Básica, realizam o "2º Seminário Políticas públicas e a construção de redes de atenção às pessoas em situação de violência doméstica e sexual". O evento acontece no próximo dia 20 de maio, no Hotel Atlântico Copacabana, às 9h.

O seminário terá a participação da professora Ludmila Cavalcanti, da ESS-UFRJ, que apresentará, às 9h30, o mapeamento da atenção em saúde às pessoas em situação de violência no estado do Rio de Janeiro. Às 10h45, o tema "Trabalho em Rede no estado do Rio de Janeiro" será ministrado pela professora Leila Barsted, da Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informaco e Ação (Cepia). Às 11h30, será apresentado "Avaliação dos Centros de Referência da Mulher no Estado do Rio de Janeiro", que terá a participação da professora Cecília Soares da Superintendência de Direitos da Mulher do Estado do Rio de Janeiro (Sudim/RJ). Ao final, haverá o lançamento do site sobre informação na área da violência no Portal da Saúde do Rio de Janeiro.

O público-alvo são gestores estaduais e municipais das áreas de saúde, assistência social, segurança pública e do judiciário. Serão apresentadas experiências pioneiras de avaliação de serviços na área da violência doméstica e sexual no âmbito do estado do Rio de Janeiro, como o mapeamento da atenção em saúde realizado pela Sesdec/RJ em parceria com a ESS-UFRJ.

O evento está inserido nos esforços de contribuir para qualificar as respostas dos serviços aos grupos beneficiários, corrigir os rumos e reorientar as estratégias de ação na atenção às pessoas em situação de violência doméstica e sexual, como parte do processo de planejamento.

O seminário será realizado, das 9h às 12h30, no Hotel Atlântico Copacabana, na Rua Siqueira Campos, 90. As vagas são limitadas e é necessário confirmar presença através do e-mail eventoviolenciasexual@gmail.com informando instituição, município, telefone e e-mail de contato.