Cláudio Naranjo palestra no Fórum de Ciência e Cultura

Em visita ao Brasil, o psiquiatra, espiritualista e escritor chileno, Cláudio Naranjo, ministrará a palestra A Civilização, um mal remediável, que acontece no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Serão apresentadas propostas para a cura dos males atuais por meio da transformação pessoal e coletiva, baseada no autoconhecimento. O psiquiatra discutirá a lógica predominante do consumo e a decadência dos valores submetidos à hierarquia e à violência. A palestra será realizada na próxima quarta-feira, no dia 18 de maio, às 19h, no Salão Pedro Calmon/UFRJ, na Praia Vermelha.

Principal representante da Gestalt Terapia, Naranjo fará ainda a inauguração da Escola Gestalt Viva, de Copacabana, em encontro reservado com meditação. A Gestalt terapia tem sua origem na Califórnia e é fundamentada na Fenomenologia, desenvolvida por Fritz Perls, de quem Naranjo foi discípulo, e é hoje o principal representante. Seguindo a linha de Perls, o palestrante formulou a Psicologia dos Eneatipos e o instituto SAT, um programa de desenvolvimento humano, que envolve diversas atividades terapêuticas, incluindo a meditação interpessoal.

O FCC-UFRJ fica na Avenida Pasteur, 250, Urca. A entrada é franca.