Categorias
Memória

Colégio Eleitoral elabora as listas tríplices

O Colégio Eleitoral, formado pelos maiores colegiados da universidade, foi reunido nesta segunda-feira, 2 de maio, para elaborar as listas tríplices para nomeação do reitor e do vice-reitor da UFRJ (com mandato para o quadriênio 2011-2015), que serão encaminhadas ao Ministério da Educação.

Colégio Eleitoral elabora listas tríplicesO Colégio Eleitoral – formado pelos maiores colegiados da universidade: o Conselho Universitário (Consuni), o Conselho de Ensino de Graduação (CEG), o Conselho de Ensino para Graduados (CEPG) e o Conselho de Curadores – foi reunido nesta segunda-feira, 2 de maio, para elaborar as listas tríplices para nomeação do reitor e do vice-reitor da UFRJ (com mandato para o quadriênio 2011-2015), que serão encaminhadas ao Ministério da Educação.

Na consulta à comunidade acadêmica, a chapa 10, composta pelo professor Carlos Levi e pelo professor Antônio Ledo, foi a escolhida após a realização do 2º turno. Levi e Ledo receberam 1441 votos de docentes, 2659 de funcionários técnico-administrativos e 3517 de estudantes, chegando a 26,09% nos sistema de votação ponderada. Os professores Godofredo Oliveira Neto e Léa Mirian, que compunham a Chapa 20, “A UFRJ que buscamos”, receberam 969, 2117, 3139 votos, respectivamente a cada categoria, perfazendo um total de 6225 votos, ou 19,31% na votação ponderada.

Também estiveram no pleito, no 1º turno, a Chapa 12, formada pelos professores Alcino Câmara e Maria José Coelho, e a Chapa 99, formada pelos professores Ângelo da Cunha Pinto e Eliezer Barreiro.

Como os candidatos das três coligações preteridas na consulta à comunidade acadêmica não inscreveram seus nomes junto ao Colégio Eleitoral, outros professores tiveram de se inscrever para que a lista tríplice fosse organizada. Após as inscrições, os membros do Colégio Eleitoral procederam às votações, primeiro em relação à escolha do nome que encabeçaria a lista tríplice para reitor, e, em seguida, a mesma escolha para vice-reitor.

O Colégio Eleitoral computou 62 votos para reitor e 63 para vice-reitor. A lista tríplice para reitor foi aprovada com os nomes do professor Carlos Levi (48 votos do Colégio Eleitoral); Ângela Rocha (cinco votos) e Araceli Ferreira (três votos). Houve ainda um voto em branco e cinco nulos.

A lista tríplice para vice-reitor, por sua vez, ficou composta com os nomes dos professores Antônio Ledo (44 votos), Roberto Medronho (12 votos) e Pablo Benetti (cinco votos). O Colégio registrou ainda dois votos em branco.