Categorias
Memória

Academia Brasileira de Letras promove Ciclo de Leituras Dramatizadas

A Academia Brasileira de Letras (ABL) realiza, a partir de abril, o Ciclo de Leituras Dramatizadas de 2011, promovido pelo Grupo Dramaturgia de Sempre. No primeiro semestre deste ano, será feita a leitura dramatizada da peça O Diletante, de Martins Pena, no Teatro Raimundo Magalhães Júnior, localizado no primeiro andar do Centro Cultural da ABL.

Martins Pena é o patrono da cadeira 29 da Academia e foi o introdutor da comédia de costumes no Brasil. A obra, ambientada no Rio de Janeiro de meados do século XIX, tem como personagem principal José Antônio, amante de ópera, cujo sonho é ver sua família transformada numa companhia de ópera italiana. O autor brinca com a paixão desmedida de José Antônio pela ópera, que o leva a atitudes que beiram o ridículo.

Nos meses de setembro e outubro, serão realizadas leituras dramáticas do romance Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, e d’O Roteiro Poético de Mauro Mota. O evento reunirá textos, cartas pessoais, trechos de seus ensaios e um diálogo fictício com Joaquim Nabuco e Gilberto Freire.  O objetivo do Grupo Dramaturgia de Sempre é apresentar os nomes dos grandes brasileiros da Casa em uma linguagem coerente com o público.

Calendário de eventos:

Abril – Dias 20 e 27, às 15h – O Diletante, de Martins Pena
Maio – Dias 18 e 25, às 15h – O Diletante
Junho – Dias 22 e 29, às 15h – O Diletante

Agosto – Dias 24 e 31, às 15h – Roteiro Poético, de Mauro Mota
Setembro – Dias 21 e 28, às 15h – Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida
Outubro – Dias 19 e 26, às 15h – Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida

A Academia Brasileira de Letras fica na Avenida Presidente Wilson, 203, Centro. A entrada é franca.