O objetivo é fortalecer a colaboração entre as comunidades de pesquisa dos dois países, visando à obtenção de resultados científicos e tecnológicos de nível mundial, que conduzam a tecnologias inovadoras.

">O objetivo é fortalecer a colaboração entre as comunidades de pesquisa dos dois países, visando à obtenção de resultados científicos e tecnológicos de nível mundial, que conduzam a tecnologias inovadoras.

">
Categorias
Memória

CNPq divulga edital para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

O objetivo é fortalecer a colaboração entre as comunidades de pesquisa dos dois países, visando à obtenção de resultados científicos e tecnológicos de nível mundial, que conduzam a tecnologias inovadoras.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir de convênio com a Agência Nacional de Pesquisa (ANR) da França, divulga edital que contemplará projetos conjuntos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I), nas áreas de Matemática, Física e Biodiversidade. O objetivo é fortalecer a colaboração entre as comunidades de pesquisa dos dois países, visando à obtenção de resultados científicos e tecnológicos de nível mundial, que conduzam a tecnologias inovadoras. O valor total dos recursos é de R$ 2 milhões.

Com a iniciativa, CNPq e ARN esperam aumentar quantitativa e qualitativamente o número de publicações em revistas e periódicos nacionais e internacionais, o registro de patentes e o estímulo à criação e o fortalecimento de recursos humanos, contando com a participação de orientadores do Brasil e de outras partes do mundo.

Os interessados devem ser brasileiros ou estrangeiros que residam no Brasil com visto permanente, possuir título de doutor e comprovar experiência em programas de cooperação internacional ou qualificação, preferencialmente, equivalente à de pesquisador da categoria I do CNPq. Além disso, os pesquisadores devem ter cadastro ativo na Plataforma Lattes e vínculo formal com uma instituição brasileira.

O CNPq avaliará somente as propostas enviadas pelo Formulário de Propostas on-line, disponível na Plataforma Carlos Chagas até o dia 02 de maio de 2011. Outras informações podem ser obtidas através do edital disponível no site do CNPq.