Categorias
Memória

As boas-vindas aos novos alunos

Uma universidade é feita de ciclos. A cada ano, turmas saem formadas e novos alunos passam a ocupar as salas de aula. Com o intuito de acolher os novos integrantes da universidade, cada unidade da UFRJ prepara sua programação.

Uma universidade é feita de ciclos. A cada ano, turmas saem formadas e novos alunos passam a ocupar as salas de aula. Com o intuito de acolher os novos integrantes da universidade, cada unidade da UFRJ prepara sua programação.

A Escola de Comunicação realizou a abertura do semestre, no último dia 14, com a palestra “A Comunicação e A cidade: temas de um presente urgente”, que compõe, juntamente com outras apresentações, o ECOmeço 2011. Evento, que traz aos alunos informações importantes a respeito da Universidade, é responsável por sanar as primeiras dúvidas daqueles que estão chegando. Segundo Wanelytcha Simonini, Coordenadora de Extensão da Eco e uma das responsáveis pelo ECOmeço 2011, “é fundamental que o calouro assista às palestras de cunho acadêmico para que ele possa se situar no tempo e no espaço da Universidade e do seu curso. Há uma mudança radical entre a vida de estudante de Ensino Médio e a vida de universitário. Na Universidade, informação é tudo, e quem não corre atrás fica pra trás.  Nesses encontros os alunos têm a oportunidade não somente de conhecer a estrutura dos cursos, como também as pessoas que estão à frente dos Setores e Departamentos da Universidade”.

As atividades acadêmicas do ECOmeço 2011 acontecem durante esta semana, diariamente, no auditório do CFCH, localizado na Escola de Comunicação. Dentre os temas abordados durante o evento estão a apresentação dos programas de bolsa da UFRJ, informações sobre o Ciclo Básico e as Habilitações, produção em Teatro, entre outros. Além disso, o ECOmeço 2011 traz nesta edição uma novidade, no dia 22 de março será realizada  a Aula Inaugural do curso com o tema “Comunicando a Favela”, apresentado por José Junior, coordenador do Grupo Cultural AfroReggae. A aula será ministrada às 14h, no Centro Cultural Waly Salomão em Vigário Geral, a UFRJ disponibilizará aos alunos transporte de ida e volta, com os ônibus saindo às 12h do campus da Praia Vermelha.

Além da programação institucional, existe ainda um conjunto de dinâmicas elaborado pelo Centro Acadêmico, como as Oficinas e o PiquinECO, no qual os alunos têm a oportunidade de interagir e fazer novos amigos. Para o calouro de Comunicação Social, Rafael Rangel, participar da Semana de Calouros é fundamental: “É importante participar pra conhecer as pessoas da turma, fazer novos amigos que vão te acompanhar durante toda a faculdade. Além disso, a Semana de Calouros é uma boa oportunidade de conhecer a universidade e os projetos que ela desenvolve.”

A participação dos Centros Acadêmicos na recepção dos novos alunos acontece também em outras Unidades da UFRJ. Na Escola Politécnica, o Centro Acadêmico é responsável por propor um cronograma de atividades aos calouros e fica a cargo da direção oferecer as palestras de cunho acadêmico.  Segundo Ericksson Rocha e Almendra, diretor da Escola Politécnica da UFRJ, o assunto que mais tem despertado o interesse dos alunos são os Intercâmbios Internacionais. A Poli-UFRJ oferece então, no dia 15/03, uma palestra sobre o assunto às 12h30, no auditório André Rebouças, sala D-220, no Centro de Tecnologia.

A Faculdade de Letras traz também sua programação para os calouros. Iniciando as atividades no dia 15/03, a Faculdade de Letras realiza a apresentação da direção e dos departamentos no auditório G1 da faculdade. Já no dia 16, às 10h, o professor da UNB, linguista e escritor, Marcos Bagno dá início ao segundo dia de atividades, discorrendo sobre o tema “Gramática, pra que te quero? ¯ Os conhecimentos linguísticos nos livros didáticos de português”., A Aula Inaugural do curso acontece na quinta-feira (17), no auditório G1, às 10h, ministrada pela escritora e professora emérita da UFRJ Helena Parente Cunha. Para finalizar a semana organizada pela Diretoria Adjunta de Cultura e Extensão e o Setor Cultural, acontece no dia 18, no pátio da Faculdade, a Festa de Recepção aos Calouros. Paralelo a tudo isso, existe ainda um cronograma proposto pelo Centro Acadêmico. Dentre as dinâmicas oferecidas pelo C.A. de Letras, está a Visita guiada pela Faculdade de Letras, em que cada veteranos voluntários condurizão pequenos grupos de calouros pelos corredores da faculdade. Na sexta-feira, há  a tradicional “Calourada de Letras” (Festa de Recepção aos Calouros).

 Para que um ciclo seja o mais proveitoso possível, é necessário que seu início seja saudável. Dessa maneira, a UFRJ, com diferentes iniciativas, dá as boas-vindas aos novos alunos, proporcionando um ingresso agradável àqueles que iniciam sua história com a universidade.

Confira mais matérias no Olhar Virtual.