Evento desvenda mistérios do cérebro a estudantes e profissionais

Um dos órgãos mais misteriosos da medicina está em destaque na próxima semana. A Semana do cérebro, uma parceria entre UFRJ, UFF, Museu da Vida (Fiocruz) e Espaço Ciência Viva, apresenta este ano sua segunda edição e desperta a curiosidade de estudantes, profissionais e interessados no tema.

O evento, promovido pelo “Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências" (CeC-NuDCEN), surgiu em 2010 a partir da necessidade de iniciativas de divulgação e conscientização pública sobre a importância das neurociências, principalmente no Brasil.

Este ano, com o tema “Desvendando a Memória”, o evento tem como objetivo desmistificar o próprio conhecimento científico com a criação de espaços alternativos de interação entre profissionais. Além disso, a “II Semana do Cérebro” oferece à comunidade em geral uma oportunidade de se entender melhor os mistérios do cérebro e dissipar entendimentos equivocados sobre o tema.

De acordo com Glaucio Aranha, pesquisador associado do CeC-NuDCEN, a importância do encontro e a conclusão de que o conhecimento científico não fica restrito a laboratórios e está presente em cada atividade diária.

“Durante a ‘Semana do Cérebro’ são desenvolvidas atividades destinadas a diversos públicos que vão do ensino básico e comunidade em geral até alunos de pós-graduação, pesquisadores e profissionais de áreas relacionadas”.

A abrangência de público-alvo é uma das principais características da metodologia. Com integração e sistematização de atividades, o evento inova no que diz respeito a atividades em neurociências.

“Adotamos um modelo diferente de organização, que apresentamos no congresso ‘Neuroscience 2010’ e evidenciou o diferencial da iniciativa brasileira, marcada pela sinergia das ações. É um modelo de organização diferente dos praticados em outros países, e que foi bastante elogiado por promover a integração e sistematização das atividades. Nossa ideia é envolver cada vez mais pessoas, ampliando a eficácia e abrangência do projeto”, revela o pesquisador.

As atividades da “II Semana do Cérebro” oferecem aos participantes compreensão e entendimento sobre fenômenos relacionados à memória e curiosidades como o efeito de drogas e álcool sobre o cérebro, a importância de uma noite de sono, dentre outros. Além disso, a semana é um canal de debate, troca de informações acadêmicas e divulgação de pesquisas.

Segundo Glaucio, a função básica das ciências é gerar um conhecimento capaz de aprofundar as temáticas e evitar “intuições”. “O objetivo é levar conhecimentos científicos sobre os mecanismos de formação e consolidação da memória. Algumas pessoas pensam ‘eu tenho uma memória péssima’ e nem sequer imaginam que não existe uma única forma de memória, mas muitas, que podemos ser menos destacados em um tipo, mas sermos virtuosos em outros”, explica.

A Semana

A “II Semana do Cérebro” ocorre entre os dias 14 e 19 de março em horários e locais diversos.

Confira na página do evento a programação de atividades, locais e horários de realização: