">Em ranking mundial de universidades mais comentadas na Internet, o "2011 World University Ranking" aponta a UFRJ como primeira colocada no Brasil.

Na Internet, UFRJ é a primeira do Brasil

Em ranking mundial das universidades mais comentadas na Internet, o "2011 World University Ranking", do 4 International Colleges & Universities – www.4icu.org – localizado em Sidney, Austrália, a UFRJ foi a primeira colocada do Brasil. O ranking internacional mede o acesso aos portais universitários e compara os 200 mais visitadas.

Além de liderar o ranking dentre as universidades brasileiras, a UFRJ também é a universidade sul-americana mais acessada na internet. Na América Latina, somente a Universidad Autónoma de México (UNAM), em 4º lugar geral, recebe mais acessos, sendo uma “intrusa” em meio às universidades norte-americanas, predominantes no ranking.  As três primeiras colocações gerais são ocupadas por instituições dos Estados Unidos: Universidade de Stanford, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e Universidade da Califórnia, Berkeley.

No mundo, a UFRJ ocupa a 26ª colocação da lista. Tal resultado a mantém à frente de tradicionais e prestigiosas universidades como Harvard (EUA, 36º lugar); Universidade de Coimbra (Portugal, 37º) Columbia (EUA, 39º); Princeton (EUA, 49º); London School of Economics and Political Sciences (Inglaterra, 142º); Universidade de Salamanca (Espanha, 154º).

A segunda universidade mais acessada, no Brasil é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que ocupa a 29ª posição.   Universidade de São Paulo (USP) ocupa o 64º lugar no ranking geral, e o 3º lugar no Brasil. A Universidade Federal de Brasília (UnB) ocupa a 103ª posição geral e o 4º lugar no Brasil, e é seguida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no 107º lugar (5º, no Brasil) e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com o 138º lugar (6º, no Brasil).

O 4ICU é um diretório e ferramenta de pesquisa que inclui mais de dez mil universidades e faculdades de 200 países e as organiza em ranking de popularidade na Internet. O 4ICU utiliza um algoritmo que se vale de três mecanismos de pesquisa independentes: Google Page Rank, Yahoo Inbound Links e Alexa Traffic Ranks. O objetivo do University Web Ranking é prover uma medição aproximada da acreditação das universidades baseada na popularidade de seus websites.

Confira a lista clicando aqui.