">Servidores, estudantes e prestadores de serviço  têm recebido mensagens falsas, os chamados spams, em seus  email institucionais da UFRJ. A universidade afirma que mensagem é falsa. Não há recadastramento de e-mails institucionais na UFRJ, e nenhuma senha é solicitada a qualquer usuário.

Servidores, cuidado com o spam

email falsoServidores, estudantes e prestadores de serviço  têm recebido mensagens falsas, os chamados spams (e-mails padronizados e indesejados), nos endereços eletrônicos institucionais da UFRJ. Em um dos casos mais recentes, a falsa comunicação alerta o destinatário que o e-mail institucional será excluído, caso o usuário não se recadastre.

A instituição declara que a mensagem é falsa. Não há recadastramento de e-mails institucionais na UFRJ e nenhuma senha é solicitada a qualquer usuário. Webmasters ou helpdesk nunca solicitam senhas.

Alguns spams apresentam linguagem eletrônica (veja a imagem abaixo), além de solicitar senha e informações pessoais, com o pretexto de proteger aquele que recebeu o e-mail de fraude e roubo, são justamente esses os riscos aos quais se expõe o internauta caso responda a mensagem.

Profissionais de Tecnologia da Informação alertam para o fato de haver outros spams comuns na internet. Alguns alertam quanto a supostas dívidas com o Serasa, outros anunciam prêmios em loterias ou fotos de supostas traições que o destinatário do e-mail teria sofrido. Instituições não fazem contato via e-mail, salvo quando respondem a alguma solicitação eletrônica. Recomenda-se atenção com remetentes desconhecidos e que se evite o download de anexos e o acesso a links que pareçam suspeitos.

Spam