">Muitos servidores, estudantes e prestadores de serviço  têm recebido mensagens falsas, os chamados spams, em seus endereços de email institucionais da UFRJ. Em um dos casos mais recentes, a falsa comunicação alerta o destinatário que seu email institucional será deletado caso o usuário não faça um recadastramento. A mensagem é falsa. Não há recadastramento de emails institucionais na UFRJ e nenhuma senha é solicitada a qualquer usuário. Webmasters ou “helpdesk” nunca solicitam senhas.

Servidores, cuidado com o spam

email falsoMuitos servidores, estudantes e prestadores de serviço  têm recebido mensagens falsas, os chamados spams, em seus endereços de email institucionais da UFRJ. Em um dos casos mais recentes, a falsa comunicação alerta o destinatário que seu email institucional será deletado caso o usuário não faça um recadastramento. A mensagem é falsa. Não há recadastramento de emails institucionais na UFRJ e nenhuma senha é solicitada a qualquer usuário. Webmasters ou “helpdesk” nunca solicitam senhas.

Alguns spams vêm redigidos em linguagem confusa (veja a imagem abaixo), como se houvesse sido traduzido eletronicamente, e solicita senha e informações pessoais, com o pretexto de proteger aquele que recebeu o email de fraude e roubo, justamente os ricos aos quais se expõe o internauta caso responda a mensagem.

Outros spams (emails padronizados e indesejados) são comuns na internet. Alguns alertam quanto a supostas dívidas com o Serasa, outros anunciam prêmios em loterias ou fotos de supostas traições que o destinatário do email teria sofrido. Instituições não fazem contato via email, salvo quando respondem a solicitação feita desse modo. Recomenda-se atenção com remetentes desconhecidos e que se evite o download de anexos e o acesso a links que pareçam suspeitos.

Spam