Na última reunião coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) sobre a tragédia na Região Serrana, diversas unidades da UFRJ estavam presentes.  Alguns projetos e demandas da Região Serrana foram apresentados, em especial aos representantes da Escola de Serviço Social.

">Na última reunião coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) sobre a tragédia na Região Serrana, diversas unidades da UFRJ estavam presentes.  Alguns projetos e demandas da Região Serrana foram apresentados, em especial aos representantes da Escola de Serviço Social.

">
Categorias
Memória

Extensão promove reunião sobre ações na Região Serrana

Na última reunião coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) sobre a tragédia na Região Serrana, diversas unidades da UFRJ estavam presentes.  Alguns projetos e demandas da Região Serrana foram apresentados, em especial aos representantes da Escola de Serviço Social.

Laura TavaresNa última reunião coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) sobre a tragédia na Região Serrana, diversas unidades da UFRJ estavam presentes.  Alguns projetos e demandas da Região Serrana foram apresentados, em especial aos representantes da Escola de Enfermagem Anna Nery.

A assessora da PR-5, Isabel Azevedo, relatou algumas questões encontradas tanto em Friburgo quanto em Teresópolis. Enquanto a pró-reitora, Laura Tavares, defendeu a construção de projetos permanentes e reforçou a ideia de que essas ações são emergenciais, mas o objetivo da universidade são as ações de médio e longo prazo. “É preciso tudo, mas no primeiro momento: assistência social”, reforçou a pró-reitora.

O professor Edmilson Migowski, do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), apresentou o trabalho realizado num Ciep em Olaria, levando medicamentos, enfermeiros, pediatras e estudantes. Essa mobilização será realizada outras vezes. “O ônibus que foi enviado na primeira vez teve ajuda do prefeito, Hélio Mattos. Por isso, precisamos de colaboração para continuar com esse projeto”, afirmou Migowsky.

Outra questão levantada na reunião foi a falta de atividades para jovens e crianças. Entretanto, para isso, a Faculdade de Letras da UFRJ já começou um projeto. Estudantes e professores irão a abrigos contar histórias, realizarão oficinas de leituras, além de brincadeiras. Para isso, a coordenação de extensão pede doação de brinquedos, massinha, lápis de cor, material escolar, canetinhas e papel. As doações podem ser entregues no almoxarifado da Faculdade de Letras, na Av. Horacio Macedo, 2151, térreo.

A reunião contou com a participação de professores, coordenadores de extensão, estudantes, representante do Museu Nacional e da decana do CCS, Maria Fernanda Quintela. Ao se pronunciar,  os representantes da Escola de Enfermagem Anna Nery afirmaram que 80 estudantes e professores já estão em Friburgo e Teresópolis.

Ao fim, a todos os coordenadores de unidade foi sugerida uma reunião interna para que pudessem ofertar e elaborar projetos a partir das demandas, que nem sempre são definidas. Além disso, Laura Tavares sugeriu ainda que houvesse “reuniões interdisciplinares, entre unidades”.

Na próxima terça-feira, 1° de fevereiro, coordenadores de cada área deverão seguir para Nova Friburgo para se reunir com o secretariado e sugerir projetos e buscar novas demandas. O Instituto de Geociências (Igeo), por sua vez, ofereceu um ônibus com 40 lugares disponíveis para professores e estudantes.

Aos estudantes da UFRJ

No final da reunião, a pró-reitora relembrou “é o momento de convocar os alunos da UFRJ a participar. Afinal, essa não é uma ação de voluntarismo ou assistencialismo, é uma ação institucional”.

Por isso, o DCE Mário Prata já criou um blog, a fim de receber inscrições: http://www.voluntariosdce.blogspot.com/.

Próximas reuniões

As reuniões acontecem toda quarta-feira, às 14h30, no Auditório Arquimedes Memória, 3º andar do prédio da Reitoria, na Av. Pedro Calmon,  550, Cidade Universitária.

Entretanto, há reuniões também nas unidades, as informações podem ser obtidas através dos sites ou telefones. A Pró-Reitoria pode ser contactada pelo telefone (21) 2598-9647 e pelo e-mail extensão@pr5.ufrj.br.