Curso promove conhecimentos em saúde bucal para alunos de escolas públicas

As regras são sempre as mesmas: escovar os dentes sempre ao acordar, após refeições e antes de dormir. Mas muita gente ainda se pergunta sobre o porquê de todos esses cuidados com a boca. O que acontece com o organismo caso a saúde oral não esteja em dia?

Sobre isso, o Laboratório de Imunologia Molecular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ) promove o curso “Parâmetros Imunológicos e Microbiológicos na Saúde oral” com dicas e instruções para professores e alunos de escolas públicas sobre a importância dos cuidados com a boca a partir da Imunologia.

De acordo com Julio Scharfstein, chefe do Laboratório, o objetivo do curso é esclarecer mitos sobre a existência de bactérias no organismo humano e incentivar a curiosidade e questionamentos sobre o mundo da imunologia.

“Eu vou falar mais sobre a história da imunologia, sobre como bactérias podem ser essenciais em nosso corpo e para o sistema digestivo, mostrar a esses alunos que existem bactérias na boca que nos ajudam”, explica.

O curso, organizado pelo professor Davi Barbirato, também do Laboratório de Imunologia Molecular é direcionado a alunos cursando o 9º ano do ensino fundamental em escolas públicas e aborda também ensinamentos sobre como cuidar de forma correta da saúde bucal, além de estimular o estudo e o desenvolvimento intelectual, a partir da curiosidade despertada nas aulas teóricas e especialmente nos experimentos a serem realizados nas aulas práticas.

Porém, segundo o Julio, é necessário mostrar, além das curiosidades, “os riscos causados pela falta de cuidado com a boca. A reação do sistema imunológico serão também mostrados. Por exemplo, se não há uma limpeza do tártaro com frequência pode ocorrer o desenvolvimento de gengivite, e o sistema imunológico reage a esse problema causando uma inflamação que se não cuidada pode levar à perda dos dentes. Nós vamos mostrar por que é tão importante cuidar da saúde bucal”.

Mais informações sobre inscrições, datas e local do curso “Parâmetros Imunológicos e Microbiológicos na Saúde oral” você encontra na próxima semana, no Olhar Vital.