Categorias
Memória

Cuidado com a desejada boa forma para o verão

Ano novo, vida nova e uns quilinhos a menos até o carnaval. Para perder peso rápido e aproveitar o resto do verão, somar dietas ao famoso “gás” nos exercícios físicos parece ser a fórmula certa. Contudo, é preciso cuidado. O fisioterapeuta do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), Fábio Cupti alerta: dietas deficitárias e exercício em excesso não são aliados. O efeito “sanfona” pode ser o menor dos males.

Nesta época do ano, a procura por atividades para melhorar o condicionamento e o porte físico aumenta. A lotação das academias é o exemplo mais visível. O único problema é a intensidade e a frequência com que os exercícios são realizados para que os resultados apareçam rapidamente. “A abusiva repetição de exercícios pode provocar lesões do sistema musculoesqueléticos”, afirma Fábio Cupti.

As lesões mais frequentes, segundo o fisioterapeuta, são as por overuse (excesso de uso), mas rupturas musculares, tendionopatias (lesões por sobrecarga sobre os tendões) e fraturas por estresse (relacionadas com exercícios de impacto em excesso), também podem ser ocasionadas por uma carga exagerada de atividade física. Além desses riscos, o doutor adverte para o cuidado que se há de ter com a coluna vertebral. “A maior parte das atividades físicas impõem algum grau de estresse nessa região do corpo”, explica Cupti.

Na busca por um corpo perfeito, além de praticar horas de atividades físicas, algumas pessoas acabam aderindo a dietas sem orientação de um nutricionista. Essas dietas normalmente carecem de nutrientes e vitaminas, aliadas a uma sobrecarga de exercícios, podem aumentar a incidência de lesões. “Uma dieta pobre em cálcio e vitamina D (encontrada em óleos de fígado de peixe e os peixes de água salgada) pode predispor o indivíduo a um maior risco de fraturas”, exemplifica o dr. Fábio.

Para evitar lesões, o fisioterapeuta explica que o ideal para os iniciantes é um início leve, com aumento gradual da intensidade dos exercícios. E, para os que já praticam atividades físicas bem orientadas, mas querem incluir uma atividade nova ou mudar o tipo de atividade habitual o recado é o mesmo: “um ótimo corredor não vai ser um ótimo ciclista automaticamente só por já ter a base da corrida. Nessas mudanças o início também deve ser leve”, alerta Fábio Cupti.

Dores

“Dor é um sinal de alerta do corpo, quando algo está errado”, garante o fisioterapeuta. Tão importante quanto passar por uma avaliação médica, antes de começar qualquer atividade física, e ser orientado por um profissional de educação física, é interromper a atividade em caso de dor e buscar ajuda profissional para identificar a causa do problema, afirma o profissional.

Presença de dor constante durante a atividade física ou uma dor que dure mais de 48 horas após o término da atividade deve ser motivo de preocupação, alerta Fábio. O aparecimento de inchaços, vermelhidão ou elevação da temperatura em qualquer parte do corpo após a atividade também merece atenção. “Podem ser sinais de inflamações articulares, tendinosas ou musculares”, esclarece o especialista.

Emagrecer é um processo

Emagrecer só para uma época do ano não é saudável. Geralmente, as perdas de peso muito rápidas não são duradouras. Elas acabam levando a um ganho de peso a curto prazo, o chamado efeito “sanfona”, explica Cupti. “As perdas de peso graduais são mais desejáveis, geralmente com melhores resultados a longo prazo”.

Quem deseja iniciar o processo, sem medo de correr riscos, os exercícios aeróbicos, como corridas, ciclismo e natação são os melhores para perda de peso de modo geral, afirma o fisioterapeuta. “Para resultados mais rápidos podem ser combinados com exercícios anaeróbicos, como a musculação, mas sempre orientados por um profissional de educação física”, completa Fábio.

O primeiro passo, porém, é passar por uma avaliação médica. Em seguida, é importante que os exercícios sejam orientados por um professor de educação física, lembra o doutor. “Caso, em alguma das avaliações seja detectada alguma alteração postural ou haja dor durante a realização do exercício, um fisioterapeuta deve ser consultado para tentar sanar o problema”, ele adverte e aconselha: “um nutricionista pode indicar uma dieta adequada ao tipo de atividade física a ser realizada, o que pode acelerar os resultados desejados”.

Quando há perda de peso muito grande e rapidamente, alterações discretas no sentido de posicionamento do corpo no espaço podem ocorrer, o que chamam de propriocepção. “Mas nada que chegue a ser grave”, assegura Fábio. Além dos problemas já citados, para evitar surpresas, Cupti ressalta que o médico responsável deve ser informado do uso de quaisquer medicamentos para emagrecimento. “Eles podem alterar o metabolismo e as respostas cardiovasculares. Deve-se ter atenção a eles”.

Drenagem Linfática

A drenagem linfática não é voltada para emagrecimento, embora seja frequentemente usada como complemento. Segundo Fábio, ela atua na eliminação do acúmulo de líquidos e tem um papel no sistema imunológico. “São altamente benéficas e, como eliminam o excesso de líquido, levam a uma melhora estética e perda de medidas, sem alterar necessariamente o acúmulo de gordura”, conclui o especialista.