Professor do IB e alunos de doutorado representam a UFRJ na expedição de circunavegação Malaspina 2010.">Professor do IB e alunos de doutorado representam a UFRJ na expedição de circunavegação Malaspina 2010.">

UFRJ participa de expedição oceânica que avalia biodiversidade e impactos nos oceanos

Amanhã, 13 de janeiro, a expedição de circunavegação Malaspina 2010 aporta no Brasil para realizar um estudo multidisciplinar para avaliar os impactos das mudanças globais e a biodiversidade nos oceanos.

O professor Alex Enrich, do Instituto de Biologia da UFRJ, representa, junto a seus alunos de doutorado e pós-doutorado, Luana Queiroz e Humberto Marotta a participação do Brasil nesta pesquisa.

Além disso, o professor Alex Enrich e autoridades da UFRJ participam de uma coletiva de imprensa no Pier 14 do porto do Rio de Janeiro, a partir das 12 horas do mesmo dia 13. Estarão presentes a decana do CCS, Maria Fernanda Quintela da C. Nunes, o coordenador e pesquisador do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) Professor Carlos Duarte e o reitor da UFRJ, Aloisio Teixeira.

A expedição Malaspina 2010 conta com mais de 400 investigadores em todo o mundo e irá percorrer 42.000 milhas náuticas para o recolhimento de cerca de 70.000 amostras de ar, água e plâncton. Todas as amostras coletadas farão parte da Coleção Malaspina 2010, que incluirá também informação e imagem sobre o desenvolvimento da expedição e poderá contribuir para pesquisas nas próximas gerações.

Mais informações sobre a expedição você encontra no site www.expedicionmalaspina.es.