">Nesta terça-feira, 21/12, o reitor Aloisio Teixeira assinou contratos com as empresas Halliburton e Tenaris Confab, para a concessão de uso de área do Parque Tecnológico, na Cidade Universitária. As duas empresas vão construir unidades de pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias para o setor de petróleo e gás.

Mais duas empresas no Parque Tecnológico

Reitor assina contratos com Halliburton e Tenaris ConfabNesta terça-feira, 21/12, o reitor Aloisio Teixeira assinou contratos com as empresas Halliburton e Tenaris Confab, para a concessão de uso de área do Parque Tecnológico, na Cidade Universitária. As duas empresas vão construir unidades de pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias para o setor de petróleo e gás.

A previsão é que as obras sejam iniciadas no segundo semestre de 2011 e sejam concluídas até o final de 2012. Os investimentos podem chegar a R$ 42 milhões.

O diretor do parque Tecnológico, professor Maurício Guedes, destacou o avanço do setor de ciência e tecnologia no país. “Há uma década, não tínhamos os fundos setoriais nem a Lei de Inovação. O cenário para ciência e tecnologia mudou radicalmente”.  Para Guedes, a parceria entre a universidade e as empresas instaladas no Parque Tecnológico mostra um modelo através do qual a universidade se abre para a sociedade. Ainda assim, o diretor enfatizou que o desenho do Parque somente se consolidará com a implantação de pequenas empresas. “Uma, duas, três centenas delas”, estimou Guedes.

O reitor Aloisio Teixeira ressaltou que as universidades que “deram certo” no mundo têm ligação orgânica com o sistema produtivo e que ,com essas parcerias, a universidade vai perdendo sua feição bacharelesca.

Estiveram presentes ao evento o vice-presidente da Tenaris Confab, Tulio Chipoletti e o diretor de Operações da Halliburton no Brasil Cidar Mansilla.

Em janeiro de 2011, haverá novo processo seletivo para as três últimas vagas voltadas para ocupação de empresas de grande porte no Parque Tecnológico.