Categorias
Memória

Lançamento do Anuário Estatístico do Rio de Janeiro

A Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) lançou, na última quinta-feira, o “Anuário Estatístico do Rio de Janeiro” e “2010 – Mapa oficial do Estado do Rio de Janeiro”, na Casa de Ciência da UFRJ.

 A Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) lançou, na última quinta-feira, o Anuário Estatístico do Rio de Janeiro e 2010 – Mapa oficial do Estado do Rio de Janeiro, na Casa de Ciência da UFRJ.

Compareceram a cerimônia Ruy Garcia Marques, presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj); Epitácio Brunet, diretor do Centro de Estatísticas Estudos e Pesquisas (Ceep/Ceperj); Jorge Barreto, presidente da Ceperj e Claudia Uchôa Cavalcante, representando o secretário de Estado de Planejamento e o governador do Estado do Rio de Janeiro. Todos parabenizaram a equipe de produção do anuário e do mapa e enfatizaram a importância de sua divulgação. 

Novo mapa do RJSérgio Barreto comentou a necessidade das estatísticas para melhoria de questões básicas como saneamento e educação principalmente nas áreas do entorno da metrópole carioca. Já Epitácio Brunet citou que poucos estados ainda fazem Anuários Estatísticos e ressaltou a importância de manter a prática no Estado, para que os investimentos e recursos possam ser mais bem distribuídos. Sobre o mapa, Brunet falou do projeto de se incluir um mapa em cada sala de aula e declarou: “O mapa traz inovações importantíssimas para estudo e conhecimento de todos, como a atualização do Arco Metropolitano, que agora inclui Itaguaí e Maricá”.

Nesta edição digital do Anuário Estatístico há seis seções divididas em 32 temas e subtemas, com 434 tabelas, mapas e gráficos. O trabalho é resultado da coleta, sistematização e disseminação de dados e informações de 2001 a 2010 nas escalas municipal e estadual. Em dimensões sociais, territoriais, econômicas, ambientais e institucionais do Estado, a obra é uma ferramenta para o conhecimento da realidade do Rio de Janeiro. O Anuário Estatístico pode ser acessado na versão on-line, na página da Ceperj: www.ceperj.rj.gov.br.