">Na última sessão de 2010, o Conselho Superior de Coordenação Executiva (CSCE) lidou com uma pauta extensa. O Conselho homologou cerca de cinquenta convênios, que aportarão mais de 15 milhões de reais a projetos com participação da universidade

CSCE aprova mais de 50 convênios em sua última sessão

Na última sessão de 2010, o Conselho Superior de Coordenação Executiva (CSCE) lidou com uma pauta extensa. Sem contar os termos de concessão de estágio, o Conselho aprovou e homologou cerca de cinquenta convênios, que aportarão mais de 15 milhões de reais a projetos com participação da universidade.

Dentre os acordos celebrados, destaca-se um termo de cooperação assinado entre a Petrobrás e o Instituto de Macromoléculas Eloísa Mano(IMA-UFRJ), para a criação do Centro de Excelência de Polímeros para Aplicação em Produção de Petróleo, que envolve recursos que superam a cifra de oito milhões de reais. Somente com a Petrobrás foram homologados 17 convênios e termos de cooperação, seis deles com o objetivo de fortalecer o Programa de Formação de Recursos Humanos (PRH), com a Coppe, o Instituto de Química, a Escola de Química e o Instituto de Geociências.

O Conselho aprovou ainda um convênio com a Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB) para a implantação do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação de Direitos Humanos. Em outro acordo com a FUJB, foi aprovado o apoio ao projeto “Uma Maré de Mulheres”, do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas – Direitos Humanos (NEPP-DH), com o objetivo de empreender cidadania e efetivar direitos das mulheres residentes no Complexo da Maré, comunidade vizinha à Cidade Universitária da UFRJ.