Pierre Lucie, um “catedrático exemplar”

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ promoveu, na última quarta (08/12), o lançamento do livro Pierre Lucie, professor e educador de cientistas, reunião de artigos de autores que conviveram acadêmica e pessoalmente com Lucie, organizados pelos professores Susana de Souza Barros e Marcos Elia, ambos do Instituto de Física (IF) da UFRJ.

A obra, publicada pela Editora da UFRJ (ED-UFRJ), conta a história de vida do cientista francês que escolheu o Brasil para viver e desenvolver seu pensamento. Como educador, Lucie colaborou em importantes projetos internacionais na área da Física, coordenou programas do Ministério da Educação (MEC) e fundou o Instituto de Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O cientista tornou-se conhecido por elaborar um método pedagógico das ciências físicas, baseado em experiências laboratoriais, que proporcionou maior atualização de docentes em todo o Brasil.

Segundo Marcos Elia, Pierre Lucie foi o que tradicionalmente costumava-se chamar de um “catedrático exemplar”. Elia lembra que Lucie “era um professor que tinha alunos que se comportavam como seus seguidores, não no termo ruim, mas alunos que se identificavam com suas idéias e que se sentiam orgulhosos por o seguirem. Além disso, foi um professor que estendeu sua atuação para além do campo da ciência, atuando de forma sistêmica e integrada com o mundo em que viveu”, contou.