Categorias
Memória

Nipiac lança livro nesta sexta

Obra fala sobre os sentidos e as possibilidades que crianças, jovens e professores dão à participação na escola e no mundo.

Nesta sexta-feira (10), será lançado o livro Falatório: Participação e Democracia na Escola, escrito pela equipe do Núcleo de Pesquisa para a Infância e Adolescência Contemporâneas (Nipiac) da UFRJ e coordenada por Lucia Rabello de Castro, professora do Instituto de Psicologia (IP). O lançamento acontece às 18 horas, na Livraria do Museu da República.

O livro discute, a partir de dados obtidos em pesquisa realizada de 2006 a 2009, com 2.600 estudantes e 180 educadores de 96 escolas no Rio de Janeiro, os sentidos e as possibilidades que crianças, jovens e professores dão a sua participação na escola e no mundo.

Ao dar voz a estudantes e educadores, a obra pretende, entre outras coisas, contribuir para o debate acerca da construção de uma escola que faça sentido para crianças e jovens e do diálogo entre os diferentes atores que ocupam o espaço escolar.

O Museu da República fica na Rua do Catete, 153, Catete, Rio de Janeiro.

O Nipiac

Fundado em 1998, o Nipiac está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia do IP. O núcleo tem como objetivos principais apoiar e promover estudos científicos na área da infância e da juventude e articular e organizar ações e intervenções sobre problemas que afetam a infância e a juventude.