">O Conselho Universitário aprovou a transformação do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais  em unidade acadêmica com gestão própria: o Instituto de História.

Consuni aprova a criação do Instituto de História

Na sessão desta quinta-feira, 09/12, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou a transformação do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) em uma unidade acadêmica com gestão própria, o Instituto de História.

O recém-criado Instituto será responsável por dois cursos de graduação: licenciatura e bacharelado em História, e por dois programas de pós-graduação: História Social (PPGHIS) e História Comparada (PPGHC), que somam 1.418 estudantes.  A nova unidade tem como metas aumentar o número de vagas discentes para 2.000; ampliar a integração entre graduação e pós-graduação e fortalecer seus programas de mestrado e doutorado.

No começo da sessão, os conselheiros aprovaram o orçamento da UFRJ para 2011. Os detalhes da proposta orçamentária foram apresentados na sessão ordinária anterior e a matéria voltou ao Conselho apenas para a votação.