Categorias
Memória

Ética na pesquisa científica é tema de conferência na Coppe

Ética na pesquisa científica é o tema da conferência internacional promovida pela Coppe/UFRJ, que será realizada de 10 a 16 de dezembro. O "I Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics" (I Brispe) reunirá especialistas nacionais e estrangeiros para debater no Brasil os princípios éticos na condução da pesquisa e na publicação de seus resultados e propor novos mecanismos de combate à fraude na ciência

Ética na pesquisa científica é o tema da conferência internacional promovida pela Coppe/UFRJ, que será realizada de 10 a 16 de dezembro. O "I BrazilianMeeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics" (I Brispe) reunirá especialistas nacionais e estrangeiros para debater no Brasil os princípios éticos na condução da pesquisa e na publicação de seus resultados e propor novos mecanismos de combate à fraude na ciência. O evento está sendo promovido em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Universidadede São Paulo (USP).

A abertura oficial da conferência será realizada, dia 10 de dezembro, às 10 h, no auditório do Centro de Gestão Tecnológica da Coppe, que fica no Centro de Tecnologia 2 (CT2), Cidade Universitária, Ilha do Fundão.

No dia 13, serão promovidos na Coppe três workshops, a partir das 9 horas, sobre os temas “Desenvolvimento de políticas de integridade e pesquisa em universidades e centros de pesquisa”, “Políticas atuais para o cancelamentode publicações científicas” e “Práticas de citação na comunicação científica e plágio na academia”. Os workshops ocorrerão, paralelamente, com sessão deabertura na sala 122 da Coppe, Bloco G, Centro de Tecnologia.

De 14 a 16 de dezembro, o evento prossegue nas sedes das instituições parceiras, no Rio e em São Paulo. Os interessados devem se inscrever e obter a programação completa no site do evento: <http://www.ibrispe.coppe.ufrj.br>.

As conferências serão ministradas em inglês, e a inscrição é gratuita. O evento conta com o apoio da Faperj, da National Science Foundation, do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ e do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS).