Alunos da Universidade das Quebradas aprendem a fazer suas próprias câmeras fotográficas

Na última quinta (2/12), a "Cara das Quebradas" celebrou o encerramento do curso de extensão e pesquisa universitária “Universidade das Quebradas”. Na parte da manhã, foi realizada a oficina de fotografia pinhole, oferecida pelos fotógrafos Maurício Medeiros e Bira Soares, do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (FCC/UFRJ). O objetivo foi democratizar o acesso à fotografia, através de uma técnica popular e acessível.

A oficina reuniu 14 alunos do curso que confeccionaram câmeras escuras. O pinhole consiste em uma pequena caixa com um pequeno orifício, feito em geral por uma agulha, por onde a luz penetra e  uma imagem invertida é formada em seu interior. Os alunos recortaram, colaram e montaram, a partir de um tipo de papelão personalizado pela Universidade das Quebradas, suas próprias câmeras escuras. “O interessante foi que fizemos nossas próprias câmeras e agora vamos usá-la. É um tipo de oficina em que você aprende de verdade”, disse Julia Lima, aluna da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO). Os participantes aprenderam a manusear o equipamento e receberam filmes coloridos de 36 poses para fotografarem após a oficina.

O objetivo do projeto Universidade das Quebradas foi promover a troca de conhecimento entre intelectuais acadêmicos, produtores culturais, artistas da periferia e pessoas interessadas.