Categorias
Memória

Seminário debate informações produzidas por jovens em conflito com a lei

Nos próximos dias 9 e 10, o Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ, recebe o "Seminário Contando Infrações: A Produção de Dados sobre os Adolescentes em Conflito com a Lei". O evento será realizado pelo Grupo de Estudos da Sociedade Contemporânea (Gesoc) do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH), em parceria com o Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu) do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs), ambos da UFRJ.

O seminário tem como objetivo discutir as potencialidades das informações produzidas por jovens em conflito com a lei, de modo a permitir aos operadores do Sistema Socioeducativo e da Justiça Juvenil um melhor planejamento de como lidar com os atos infracionais. Tais informações possibilitam, ainda, uma maior qualidade nos diagnósticos e nas pesquisas realizadas por analistas, favorecendo assim o acúmulo de conhecimento e o embasamento de políticas públicas para reduzir a violência, articular ações de prevenção e alocar racionalmente os recursos disponíveis.

Entre os palestrantes estão os professores Joana Vargas, do Nepp-DH, Marcelo Corrêa e Castro, decano do CFCH, Mariléa Venâncio Porfírio, diretora do Nepp-DH, e Michel Misse, coordenador do Necvu-Ifcs-UFRJ; Alexandre Azevedo, diretor do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), Alírio Cavallieri, desembargador do Tribunal de Justiça (TJ) do Rio de Janeiro, entre outros especialistas no tema.

No dia 9 de dezembro, a programação terá início às 9h, e no dia 10, às 9h30. Para participar do Seminário, serão realizadas inscrições gratuitas no próprio local do evento. Para reservas de inscrições e informações, ligar para o telefone 3852-1754. O CFCH fica na Av. Pasteur, 250 – Praia Vermelha.