Encontro debate diversidade sexual no Rio

No próximo dia 11, o Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ recebe o "1º Encontro Fluminense Universitário de Diversidade Sexual" (EFUDS). O evento será realizado pela Comissão Nacional do Rio do "Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual" (ENUDS), e tem como objetivos promover o debate sobre o movimento estudantil universitário da diversidade sexual e fortalecer a articulação entre os coletivos da cidade.

Serão discutidos o histórico de luta do movimento Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT), a realidade atual e propostas de ações dos grupos universitários de diversidade sexual do Rio de Janeiro. Está prevista, ainda, a realização de oficina de capacitação sobre Diversidade Sexual e Gênero na Escola. As inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento, pelo e-mail EFUDSRJ@gmail.com ou pelo telefone 2598-1892. As inscrições também poderão ser feitas no dia do evento.

O evento acontece de 8h30 às 17h, no Ifcs-UFRJ, localizado no Largo de São Francisco, 1, Centro do Rio.

Programação:

8h30 às 9h – café da manhã

9h às 11h – Apresentação dos grupos – Momento em que os grupos universitários LGBT e/ou em defesa da Diversidade Sexual se apresentarão (quem somos, o que fazemos, como começamos, nossas conquistas e desafios). Uma troca de experiência entre todos os grupos que estão se organizando, e que já estão organizados, nas universidades em torno da diversidade sexual.

11h às 12h  – Histórico da luta LGBT e análise de conjuntura – Resgate histórico das lutas envolvendo a diversidade sexual no país, desde o Movimento Homossexual Brasileiro até o atual movimento LGBT. Após o histórico, será feita uma análise de conjuntura da luta LGBT, com foco no estado do Rio de Janeiro.

12h às 13h – Almoço

13h às 15h – Oficina de capacitação – Diversidade Sexual e Gênero na Escola.

15h  às  17h  – Plenária – Debate de propostas e encaminhamentos sobre dois eixos pertinentes:

–        Planejamento estadual de atividades conjuntas
–        Atuação do RJ no ENUDS.