Entre os dias 10 e 16 de dezembro, o “I Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics” (Brispe) - evento organizado pela Coppe e outras instituições - vai reunir especialistas de diversas áreas para tratar de questões relacionadas à ética na pesquisa científica.

">Entre os dias 10 e 16 de dezembro, o “I Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics” (Brispe) - evento organizado pela Coppe e outras instituições - vai reunir especialistas de diversas áreas para tratar de questões relacionadas à ética na pesquisa científica.

">
Categorias
Memória

Coppe organiza encontro sobre ética na pesquisa

Entre os dias 10 e 16 de dezembro, o “I Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics” (Brispe) – evento organizado pela Coppe e outras instituições – vai reunir especialistas de diversas áreas para tratar de questões relacionadas à ética na pesquisa científica.

Entre os dias 10 e 16 de dezembro, o “I Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics” (Brispe) – evento organizado pela Coppe e outras instituições – vai reunir especialistas de diversas áreas para tratar de questões relacionadas à ética na pesquisa científica. A proposta do Brispe é promover uma discussão ampla sobre o tema que já é alvo de iniciativas internacionais como a criação de órgãos reguladores e a adoção de novas políticas para a concessão de fomento à pesquisa.

As mudanças nos critérios de avaliação de projetos de pesquisa, de autoria de trabalhos científicos e nos processos de submissão e revisão de manuscritos em periódicos internacionais são alguns dos tópicos que vão integrar os debates. Essa discussão tem envolvido cientistas, líderes de pesquisa, gestores, sociedades científicas e editores de periódicos científicos, que buscam encontrar meios para que pesquisas e publicação de resultados atendam a princípios éticos, o que evitaria casos de má conduta científica como falsificação e plágio.

As inscrições para o “I Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics” são gratuitas. A abertura está marcada para às 8h30 no auditório do Centro de Gestão Tecnológica (CGTEC) da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT2). Para mais informações visite o site: http://www.ibrispe.coppe.ufrj.br/index.php.