Acontece nos dias 25 e 26 de novembro o “Simpósio de reabilitação neurolocomotora” apoiado pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/UFRJ), a Pós-graduação em Ciências Morfológicas (PCM), o Programa de Pesquisa em Neurociência Básico-Clínica (PNBC), e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O evento ocorre no novo auditório da Coppetec, no campus da Cidade Universitária.
O público-alvo é formado por profissionais, pesquisadores, docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, e curiosos das áreas de ciências biológicas, medicina, bioquímica, fisioterapia, enfermagem, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, farmácia, sociologia, educação, saúde pública, engenharia, computação, biofísica, antropólogia e afins.
O objetivo do simpósio é providenciar aos participantes uma oportunidade única de conhecer os novos conceitos em biociências translacionais, arte-terapia, neuroimagem, tecnologia assistiva, políticas públicas de saúde, educação, e discutir as aplicações práticas destes conhecimentos na reabilitação dos pacientes.
Tendo em vista a relevância e abrangência desta área pluridisciplinar, foram convidados 20 conferencistas: cientistas, agentes de saúde e representantes da sociedade que trabalham pela reabilitação e direitos dos deficientes físicos.