Na manhã desta sexta feira, dia 12 de novembro de 2010, às 11 horas, será realizado no cemitério Israelita do Caju, o enterro da professora emérita da UFR, Bella Jozef, falecida aos 85 anos, dia 10, após sofrer parada cardíaca.
Docente da Faculdade de Letras, a professora ingressou por concurso, em 1957, para a cátedra de Literatura Hispano-americana na então Universidade do Brasil. Foi amiga e assistente do professor e poeta Manuel Bandeira, de Clarisse Lispector, dentre outros expoentes da literatura nacional. Divulgou, de forma pioneira a literatura hispano-americana, sendo autora de diversos livros, entre eles, o clássico “História da Literatura Hispano-americana, editado pela UFRJ/Francisco Alves.
“Bella sempre defendeu a idéia de que não deveríamos virar as costas para a riqueza da literatura dos países latino-americanos”, destaca a professora da Faculdade de Letras, Mariluci Guberman, que foi sua aluna de mestrado e doutorado.
A professora Bella Jozef também foi responsável pela criação do Seminário Permanente de Estudos Hispano-americanos na UFRJ, que propiciou a fundação, em 1987, da Revista América-hispânica, uma publicação anual com 16 números editados. Conhecedora de várias línguas, Bella Jozef publicou obras em vários países como o México e Espanha, e foi agraciada com a Ordem do Mérito do Sol, no Perú e a Légion d`honneur, na França.
Para professora Mariluci, a morte de Bella “deixa em branco uma página das Letras”. Em homenagem a sua amiga, diz Mariluci, será mantido o lançamento do livro “Escritos sobre Gabriel Garcia Marques”, organizado pela professora Bella Jozef e previsto para hoje, às 18 horas, na livraria da Travessa, rua Sete de Setembro, nº 54.