Categorias
Memória

Ciência em foco exibe “Alphaville”, de Godard

No dia 4 de dezembro, a Casa da Ciência da UFRJ exibe o filme Alphaville, de Jean Luc Godard, seguido de palestra de Jorge Vasconcellos, doutor em Filosofia pela UFRJ, professor adjunto da área de Arte e Pensamento da Universidade Federal Fluminense (UFF) e autor do livro Deleuze e o cinema, no evento "Ciência em foco".

O longa, de 1965, filmado em preto e branco, conta a história do detetive particular Lemmy Caution em Alphaville, uma futurística cidade situada em outro planeta. Lá, ele entra em conflito com o cientista Von Braun, que domina a cidade e havia proibido o amor e qualquer tipo de expressão individual. Para Vasconcellos, “Godard está para o cinema como Nietzsche está para a filosofia e Marcel Duchamp está para as artes visuais".

Ciência em foco

O cineclube da Casa da Ciência da UFRJ exibe, todo primeiro sábado do mês, um filme seguido de debate, sempre às 16h. O objetivo é estimular a produção e circulação de novas ideias. A atividade é indicada para o público a partir dos 16 anos. O endereço é Rua Lauro Muller, 3, Botafogo. A entrada é franca.