Categorias
Memória

O papel do estado do Rio de Janeiro na economia nacional

O Instituto de Economia (IE) da UFRJ realizou, na última terça-feira (23/11), o seminário de pesquisa "Trajetória e Perspectivas do Estado do Rio de Janeiro no Cenário de Mega-Eventos". O palestrante foi o professor Mauro Osório, da Faculdade de Direito (FD) da UFRJ. O seminário é resultado de uma ampla pesquisa, em que o economista não só acompanhou o desenvolvimento do estado nos seus mais variados aspectos – crescimento econômico, saúde pública, educação, empregabilidade – como tenta apontar algumas das direções a serem tomadas para a superação de crises enfrentadas no Rio de Janeiro.

Mauro Osório fez um acompanhamento comparativo da evolução da economia no Estado, de suas regiões e municípios, tanto quantitativa quanto qualitativamente. Para o economista, “o caráter regional de sua pesquisa tem grande validade, na medida em que a maioria dos estudos é voltada para análises menos específicas e mais gerais”.

Em seu trabalho, o professor tenta entender o que levou o estado do Rio de Janeiro a ter o maior decréscimo de participação ativa no PIB nacional em relação a outros estados da federação. De 1970 a 2008, houve uma redução relativa de 32,1%.  De acordo com Mauro Osório, “é normal que as metrópoles tenham reduzido sua participação na composição do PIB nacional, tendo em vista que a economia se diversificou e se expandiu a outras regiões do país. Porém, mesmo dentre as metrópoles, essa redução é muito significativa”.

Esse cenário, contudo, vem se transformando nos últimos dois anos, acompanhado por um dinamismo verificado no desenvolvimento de áreas específicas, como exploração do petróleo, indústria de construção naval e indústria automobilística. Além dos fatores apontados pelo professor, Osório ainda destacou a reestruturação do Estado que, apesar de ainda apresentar lacunas administrativas, “vem conseguindo superar a institucionalidade corrupta que havia assumido e que tanto prejudicava o Rio de Janeiro”.