Lançamento de livros de ensaios e poemas na Praia Vermelha

Na próxima terça-feira (30/11), às 19h, os salões Moniz de Aragão e Vermelho, situados no Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, recebem o lançamento dos livros Nações Literárias, de Wander Miranda, e Memória Futura, de Paulo Franchetti. Na ocasião, será promovido um debate com professores convidados, e os livros serão lançados e vendidos a preços promocionais.

Wander Miranda é professor titular de Teoria da Literatura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), diretor da Editora UFMG e coordenador do projeto de pesquisa Acervo de Escritores Mineiros. Com uma abordagem interdisciplinar em Nações Literárias, o autor apresenta ensaios que se propõem a analisar o modo como os objetos artísticos – pertencentes tanto à literatura como às artes plásticas, à música popular e ao cinema – se relacionam com os processos de formação das identidades nacionais na América Latina, em meio a um espaço de intercâmbio e tensão entre valores heterogêneos.

Segundo Paulo Franchetti, cada um dos textos de Memória Futura, livro de poemas, é suficiente em si mesmo, embora forme com os demais uma espécie de poema único. O autor afirma ainda que não tem clareza “sobre o escopo geral ou último de cada um ou do conjunto, pois não saberia determinar o todo de que o material aqui reunido poderia ser parte”. Frachetti é professor titular do Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e diretor da Editora da Unicamp.

Às 19h, no Salão Moniz de Aragão, acontece a mesa-Redonda com o tema Dilemas do Contemporâneo e com os debatedores Paulo Franchetti (Unicamp), Wander Miranda (UFMG), Renato Gomes (Puc-RJ), Ítalo Moriconi (Uerj) e Vera Lins (UFRJ). Logo após, às 20h30, haverá o lançamentos dos livros no Salão Vermelho.

Os salões estão localizados no 2º andar do Palácio Universitário da Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, 250, Urca.