Ipub-UFRJ sedia debate sobre extensão do CCS

O Instituto de Psiquiatria (Ipub) da UFRJ realizou, na última sexta-feira (19/11), no Auditório Leme Lopes, sua sessão mensal do Centro de Estudos. A professora Diana Maul de Carvalho, coordenadora de extensão do Centro de Ciências da Saúde (CCS), destacou a situação atual e as perspectivas do CCS-UFRJ para realizar a integração e o planejamento dos centros de saúde da UFRJ. Participaram também, a professora Maria Tavares Cavalcanti, diretora do Ipub-UFRJ e o professor Elie Cheniaux.

De acordo com Diana Maul, hoje, todas as unidades do CCS possuem coordenadores, mas ainda não há uma definição específica sobre o que pode ser ou não projeto de extensão. Segundo a docente, há uma discussão que propõem, junto à Pró-reitoria de Extensão (PR-5), que a Jornada de Iniciação Científico-cultural (JIC) seja única, sem a necessidade de haver, separadamente, uma jornada para e extensão, como acontece. “A proposta é acoplar extensão e pesquisa”, explicou a coordenadora, dando como exemplo a vocação do Ipub-UFRJ para projetos de assistência e trabalhos com os pacientes.

Diana Maul apresentou o projeto “O museu verbal da Faculdade de Medicina”, que visa realizar uma reconstituição do acervo de objetos da Farmácia, peças francesas de estudo em cera, instrumentos cirúrgicos e documentos históricos, como minutas e registro de estudantes importantes que passaram pela UFRJ, como Noel Rosa. “A intenção é tentar recuperar peças que desapareceram com o tempo e fazer uma documentação da memória da faculdade de medicina”, explicou.