">O VI Festival Folclorando, organizado pela Cia. Folclórica do Rio-UFRJ, que ocorreu na sexta-feira passada (19/11), não economizou animação e marcou mais um ano de sucesso do evento, que só tende a crescer.

Folclore é tema de festival de dança da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ

O VI Festival Folclorando, que ocorreu na sexta-feira passada (19/11), não economizou animação e marcou mais um ano de sucesso do evento, que só tende a crescer. Organizado pela Cia. Folclórica do Rio-UFRJ, o Festival surgiu da iniciativa de dois professores dos cursos de Licenciatura em Educação Física e Bacharelado em Dança da UFRJ que lecionavam a disciplina Folclore: Danças e Folguetos.

Através da dança e do Folclore, o Festival integra crianças e jovens de diversos projetos sociais e escolas públicas e particulares, abordando temas que, de uma forma ou de outra, sempre promovem reflexões acerca de questões sociais, culturais, artísticas e políticas.

Este ano, o evento contou com 11 coreografias de dez escolas e projetos sociais diferentes, todos ligados à cultura popular. A platéia, composta por pais, professores e os próprios “bailarinos”, que prestigiaram as apresentações dos colegas, interagia animadamente com cada dança.

O Festival Folclorando representa, ainda, uma experiência importante para os próprios universitários, que cada vez mais participam do projeto como forma de dar início às suas atividades pedagógicas e conhecer mais sobre a cultura do país.