Seminario debate estatisticas publicas e indicadores sociais

Nesta quinta-feira (18/11), acontece, no auditório Manoel Maurício de Albuquerque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), o seminário Estatísticas Públicas e Indicadores Sociais: as novas e velhas responsabilidades do Estado brasileiro, cuja proposta é estimular a reflexão sobre as características atuais e perspectivas da produção das estatísticas públicas, reunindo pesquisadores de várias áreas de estudo.

O seminário traz para mesa de abertura, a partir das 9h, as professoras como Mavi Pacheco, diretora da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ e Célia Zaher, coordenadora de Pós-graduação em Ciência da Computação da UFRJ. A primeira palestra, de Kaizô Beltrão, doutor em estatística pela Universidade de Princeton (EUA), visa debater ‘A variável população e as Políticas Sociais’.

Numa primeira mesa, do total de quatro, haverá discussão a respeito dos indicadores sociais brasileiros e interlocução entre a Antropologia e esses indicadores, com Eduardo Mendonça, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Miriam Lins e Barros da ESS-UFRJ.  Nas mesas seguintes, com a apresentação de análises a partir de estatísticas, serão abordados tanto temas já consolidados quanto novos temas que se impõem no momento atual, como envelhecimento populacional, classificação de raça pelo IBGE, mobilidade populacional, trabalho, diversidade sexual e responsabilidade social corporativa.

O auditório fica na Avenida Pasteur, 250, Urca. O seminário acontece das 9h às 17h30 e a entrada é franca.