Categorias
Memória

Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais comemora aniversário com Simpósio

Na última sexta-feira (12/11) ocorreu o Simpósio Tendências Recentes em Química de Produtos Naturais, organizado pelo Programa de Pós-graduação em Química de Produtos Naturais, do Núcleo de Pesquisas em Produtos Naturais (NPPN/UFRJ)

Na última sexta-feira (12/11) ocorreu o Simpósio Tendências Recentes em Química de Produtos Naturais, organizado pelo Programa de Pós-graduação em Química de Produtos Naturais da UFRJ, sob a coordenação do professor Antonio Jorge Ribeiro da Silva.

Os temas abordados no Simpósio englobaram questões como a biodiversidade na Mata Atlântica, a pesquisa de produtos naturais em redes temáticas, a regulação de metabolismo de compostos secundários e a metabolômica.

A abertura do evento foi realizada pela diretora do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN/UFRJ), professora Gilda Guimarães Leitão, que relembrou a história do Núcleo desde seu surgimento até a presente data, na qual o mesmo completava 47 anos, comemorados através do Simpósio.

Gilda Leitão ressaltou a importância de se estudar a química em toda a sua amplitude, promovendo a interdisciplinaridade, especialmente com relação à questão dos produtos naturais.

Em complemento à fala da Diretora, a professora Maria Auxiliadora Kaplan, dando início à sua palestra “S.O.S. Mata Atlântica”, afirmou que sua fala seria dirigida para o país e não estaria relacionada aos modismos recentes atribuídos aos produtos naturais.

O evento contou também com conferências ministradas pelos professores Marcio Alves Ferreira (UFRJ), Massuo Jorge Kato (USP) e Jan Schripsema (UENF); além de uma mesa-redonda com os professores Raimundo Braz Filho (UENF) e Mario Geraldo de Carvalho (UFRRJ), com mediação de Antonio Jorge Ribeiro da Silva (UFRJ).