Categorias
Memória

Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios lança livro sobre a Experiência Migrante

A livraria do Museu da República (rua do Catete, 153 – próximo à estação Catete do Metrô) sediará no próximo dia 23 de novembro o lançamento do livro “A Experiência Migrante Entre Deslocamentos e Reconstruções”.

A obra, que foi organizada por Ademir Pacelli, Carlos Vainer, Helion Póvoa Neto e Miriam de Oliveira Santos, é uma iniciativa do NIEM(Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios) do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur/UFRJ) e possui como principal abordagem questões relativas aos estudos migratórios dos últimos anos.

Dentre os pontos retratados no livro, pode-se encontrar durante a leitura uma discussão acerca de desdobramentos originados pelo fluxo migratório como, por exemplo, “o retorno a lugares e tradições, a imersão na cultura dos antepassados, o controle dos movimentos indesejáveis e as barreiras contra estranhos”.

“A Experiência Migrante Entre Deslocamentos e Reconstruções” traz ao leitor a proposta de refletir a respeito da defesa dos direitos dos migrantes e do sofrimento por que passam essas pessoas que, não raro, são vítimas de deslocamentos forçados ou ,ao contrário, são privados de exercerem o direito de ‘ir e vir’.

O lançamento acontecerá às 19h e o telefone disponível para solucionar qualquer dúvida é 2556 5828.