Mostra Fronteiras do Cinema Latino-Americano no Fórum de Ciência e Cultura

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) e o Cineclube Cinerama da UFRJ convidam para a Mostra Fronteiras do Cinema Latino-Americano, que acontece entre os dias 8 e 12 de novembro, às 19h, no Salão Moniz de Aragão. O evento faz parte do projeto Fórum na Tela/Cineclube Praia Vermelha, que consiste na exibição de filmes de relevância artística e cultural e pouca circulação no país. As sessões são seguidas de debate com pesquisadores e realizadores.

A proposta no mês de novembro, segundo o professor Denilson Lopes, superintendente de Difusão Cultural do FCC-UFRJ é apresentar filmes latino-americanos de diretores premiados e reconhecidos que não tiveram distribuição comercial entre os brasileiros e que encenam paisagens naturais e pequenas cidades, muitas vezes perto de fronteiras, não como uma volta a um regionalismo ou provincianismo, mas como uma forma de pensar o local, hoje em dia, sem passar pelos grandes centros urbanos.

No dia 9 de novembro, após a exibição, será realizado debate com Adalberto Müller, professor do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Hernán Ulm, Professor da Universidad Nacional Salta, na Argentina, e doutorando do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O Salão Moniz de Aragão fica no 2º andar do Palácio Universitário do campus da UFRJ na Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pauster, 250, 2º andar, Urca. A entrada é franca. Mais informações podem ser obtidas na página do FCC-UFRJ.