">No dia 05/11, das 9h às 17h, acontece o “III Simpósio Regional de Erros Inatos do Metabolismo”. O encontro deste ano, que será no salão nobre do CCMN, debaterá o tema “Aminoacidopatias: abordagem diagnóstica e discussão de casos clínicos”.

Instituto de Química (IQ) promove Simpósio sobre Erros Inatos do Metabolismo

cartazNo dia 05/11, das 9h às 17h, acontece o “III Simpósio Regional de Erros Inatos do Metabolismo”. O encontro deste ano, que será no salão nobre do CCMN, debaterá o tema “Aminoacidopatias: abordagem diagnóstica e discussão de casos clínicos”. O simpósio é coordenado pelas professoras Maria Lúcia Costa de Oliveira e Fernanda Bertão Scalco, ambas do Laboratório de Erros Inatos do Metabolismo (Labeim/IQ).

Resultados de uma mutação genética que leva à falta de uma proteína com função específica no organismo, os Erros Inatos do Metabolismo (EIM) podem acarretar graves problemas no período neonatal, como letargia, convulsões, vômito, coma e até mesmo a morte.

Para fazer a inscrição no Simpósio é preciso enviar um e-mail para
labeim20anos@ig.ufrj.br com nome completo, instituição, especialidade e telefone para contato.

SERVIÇO:

Data: 05 de novembro de 2010
Local:  Salão Nobre/CCMN/UFRJ – Av. Athos da Silveira Ramos, 274 – Bloco D – Cidade Universitária – I. Fundão
Horário: 9 às 17 horas

PROGRAMAÇÃO FINAL

09:00h – 9:30h
Abertura e entrega do material

09:30h – 10:00h
Aspectos clínicos das aminoacidopatias
„«    Dr. Alexandre Fernandes – Neuropediatra – HUAP

10:00h – 12:00h

Análise laboratorial de aminoácidos: