Seminário de Pesquisa do IE-UFRJ analisa os efeitos da mudança estrutural sobre o crescimento

No último dia 19, foi realizado o Seminário de Pesquisa Product Variety and Changes in Consumption Patterns: The Effects of Structural Change on Growth (A diversidade de produtos e mudanças nos padrões de consumo: os efeitos da mudança estrutural sobre o crescimento), promovido pelo IE-UFRJ. O professor Tommaso Ciarli, do Instituto de Economia Max Planck (Alemanha), um dos autores do estudo, ministrou palestra esclarecendo o tema.

Ciarli definiu as bases do modelo econômico a partir de estudos empíricos e relatos da história da Revolução Industrial na Inglaterra, e analisá-lo através de cálculos numéricos, de modo a revelar os fatores que estão por trás das divergentes experiências de crescimento a longo prazo. “As alterações na composição dos trabalhadores-consumidores, relacionadas ao aumento da dimensão da empresa e mudança organizacional, induzem à heterogeneidade do produto, à empresa de seleção e à oferta de novos produtos que satisfaçam as necessidades mais básicas”, disse.

Como explicou o pesquisador, a seleção e a emergência aumentam a concentração do mercado, induzindo o investimento de capital acompanhado por aumento da produtividade do trabalho. Com os custos reduzidos, então, cresce a demanda de todas as classes de consumidores. Mudanças no tamanho e organização da empresa, investimento, inovação de produtos, e em partes das despesas das classes emergentes, alcançam um ponto crítico no qual a economia transita do lento a um crescimento moderno.

“Nós endogeneizamos as relações entre os comportamentos microeconômicos que estão por trás de algumas das dinâmicas que os estudiosos têm observado, por exemplo, durante e depois da Revolução Industrial, e as mudanças estruturais que os acompanharam, em um modelo que permite analisar a relevância e a complementaridade de cada um deles”, analisou Ciarli. Segundo o professor, os eventos aleatórios desempenham um grande papel no resultado final, como era esperado, mas é a relação de comportamentos microeconômicos sob diferentes condições estruturais que determina o ritmo de crescimento da produção.