Categorias
Memória

Animadores se encontram na UFRJ

A II Semana de Animação, Games e Realidade Virtual da ECO-UFRJ (Animaeco) teve início na última segunda (25/10). O evento contou com a presença de profissionais da área de animação, como Marcos Magalhães e o cubano Bárbaro Joel Ortiz, que ministraram palestras e apresentaram alguns de seus trabalhos para o público.

Marcos Magalhães, animador e diretor do Festival Anima Mundi, é mais conhecido pela criação do personagem “Ratinho”, feito de massa, e que dava lições de higiene no programa infantil “Castelo Rá-Tim-Bum” da TV Cultura, em 1995. “Esse é o meu trabalho mais famoso. Ele é transmitido na TV aberta há mais de 15 anos e é incrível como marcou a infância de muitas pessoas”, contou.

O animador também falou de como o público adulto vê as produções na área de animação. “Existe ainda certo preconceito de que animação é para criança e isto não é verdade. No início do século XX, os primeiros trabalhos em animação tinham temas eróticos ou políticos e não eram voltados para o público infantil”, disse.

Bárbaro Joel Ortiz, animador cubano, mostrou o curta 20 años, que foi vencedor da categoria Melhor Animação no Festival Internacional de Avanca, em Portugal, e falou sobre o processo de produção. “Foi um pouco trabalhosa, tinha muito detalhe na parte de animação, mas valeu a pena. O resultado foi incrível”, recordou.

Animaeco 

O evento tem entrada franca e vai até 29 de outubro, às 14h, no Auditório Professor Manoel Maurício Albuquerque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus da UFRJ na Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, 250, Urca. A entrada é franca. Outras informações podem ser obtidas pelo site do evento.