Categorias
Memória

Congresso de Extensão 2010: sociedade e universidade juntas

 O dia do professor foi comemorado em grande estilo no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS). Na última sexta-feira (15/10), ocorreu mais uma edição do “Congresso de Extensão – Saúde e Educação para a Cidadania” promovido pela Decania do CCS. 

Alunos de escola pública, além de professores, pesquisadores de diversas instituições marcaram presença no evento, que contou também com exposições diversas, como os trabalhos de cooperativas de mulheres. 

O coral com alunos de Maricá abriu o Congresso com canções da Música Popular Brasileira. Segundo a professora orientadora do coral, essa interação entre escola e universidade é de extrema importância: “esperamos que a universidade seja, um dia, também o universo desses alunos”. 

A abertura dos painéis foi marcada pela apresentação do trabalho de alunos de pós-graduação do Nutes (Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da UFRJ). O grupo abordou o tema “O cotidiano Escolar – as múltiplas formas de narrar a escola”. Durante a apresentação da pesquisa, a professora e orientadora, Vera Helena Ferraz de Siqueira, elogiou o evento e o trabalho dos alunos do coral: “é muito bom ver um projeto que reúne jovens com uma proposta tão bonita”. 

Para Florence Brasil, organizadora do evento, o Congresso de Extensão 2010 foi um evento de sucesso: “Participaram pessoas de todo o Rio de Janeiro. O desejo é que o povo entenda que a universidade é para todos. O evento promove um entrelace entre saber popular e científico, além de permitir o encontro de profissionais da saúde e do meio ambiente em toda a sociedade e em toda a universidade”. 

O Congresso marcado pela integração entre profissionais contou com mais de 260 inscritos e diversos trabalhos com a participação de instituições além da UFRJ, como o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj) e a Santa Casa. “A extensão promove trabalhos na sociedade durante todo o ano, agora são eles que vêm à UFRJ”, explica Florence. 

Além da integração entre universidade e sociedade a coordenadora explica a proposta de integração também entre unidades da UFRJ: “a universidade é muito grande, por isso nós não nos conhecemos bem. Nesse evento tivemos a oportunidade de conhecer trabalhos e projetos através dos painéis, como no caso da pesquisa do Nutes. Aqui nós vamos nos conhecer e quem saber promover parcerias”.

“Essa é a combinação de tudo o que se faz durante o ano”, conclui