Diretores do CFCH debatem problemas do campus da Praia Vermelha

O Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ esteve reunido na última segunda (18/10) para sua 677ª reunião ordinária. Entre os temas debatidos pelos diretores das unidades esteve a situação atual do campus da Praia Vermelha. De acordo com os presentes, os problemas se acumulam no terreno de pouco mais de 100 mil m2, localizado no bairro da Urca, zona sul do Rio de Janeiro.

De acordo com Lilian Pouggy, professora da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ e vice-decana do CFCH, raros são os dias em que é possível encontrar vagas no estacionamento do campus. “Não é uma questão de reserva de vagas, mas sim, de priorizar aqueles que moram mais longe, tanto professores e servidores técnico-administrativos, como estudantes”, defende. “O que está em jogo é o perfeito funcionamento das atividades desenvolvidas”, completou.

Mariléa Venâncio Porfírio, diretora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH), reivindicou a instalação de elevadores nos prédios das unidades. “Não por causa dos professores idosos que freqüentam este campus. Esta é uma questão de acessibilidade, de democratização do acesso às atividades aqui desenvolvidas”, afirma.

Para o diretor do Instituto de Psicologia (IP) da UFRJ, Marcos Jardim, “esses problemas são antigos”. De acordo com o docente, é preciso que todas as unidades selem um pacto para resolver as questões relativas ao espaço físico. “Enquanto não tivermos um subprefeito que garanta uma autonomia às unidades da Praia Vermelha, esses problemas se estenderão”, opinou.

Segundo Marcelo Corrêa e Castro, o prefeito da UFRJ, Hélio de Mattos Alves, será convidado a participar de uma reunião com diretores do CFCH para ouvir propostas de resolução dos problemas.

Falta de luz

Por volta das 19h da última segunda (18/10) uma pane elétrica atingiu todo o campus da UFRJ na Praia Vermelha por aproximadamente 1h30. O blecaute não atingiu os prédios vizinhos. Até o momento não há informações acerca das causas.