">Na Plenária de Decanos e Diretores desta segunda-feira, 18/10, a pró-reitora de graduação (PR-1), Belkis Valdman, e o superintendente-geral da PR-1, Eduardo Mach, expuseram as principais informações acerca do concurso de acesso á graduação de 2011, para o qual 92.760 estudantes se candidataram.

Acesso à graduação e Supertic debatidos em plenária

A UFRJ oferecerá um total de 9.060 vagas, das quais 40% (3.623) serão classificadas de acordo com os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em conformidade com o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação, em ampla concorrência. Outros 20% (1.814) também serão preenchidos de acordo com o Enem, mas serão destinados apenas a estudantes formados pela rede pública estadual de ensino. Os 40% restantes serão destinados ao modelo tradicional de avaliação da UFRJ, com provas discursivas.

No caso de cursos que exijam a realização de Teste de Habilidade Específica (THE), os candidatos deverão realizar o THE antes de fazerem o Enem. O THE será realizado nos dias 23 e 24 de outubro, exceto pelos cursos da Escola de Música, cujas provas serão aplicadas no dia 25/10.

O concurso de acesso da UFRJ será realizado nos dias 15 e 21 de novembro, e a divulgação das notas do será feita no dia 21/12, com o resultado sendo divulgado no dia 14 de janeiro de 2011. A pré-matrícula está agendada para os dias 18 e 19 de janeiro. A data prevista pelo Ministério para a divulgação dos resultados do Enem é o dia 5 de janeiro.

Nova Superintendência
A professora Cláudia Werner apresentou aos decanos e diretores de unidades acadêmicas a Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Supertic), criada para aperfeiçoar e padronizar a política da universidade no que tange à tecnologia da informação.

A Superintendência tem atuado com o levantamento de demanda (redes, email institucional etc) da comunidade acadêmica; com o levantamento da situação de sistemas corporativos, como SIGA; com o acompanhamento de projetos de modernização de backbone (rede principal á qual se conectam as demais redes de informação) e a elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), por uma comissão de nove membros, representados pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur); Instituto de Biofísica; Escola Politécnica, Núcleo de Computação Eletrônica (NCE); Coppe; Centro de Letras e Artes (CLA); Setor de Convênios e Relações Internacionais (SCRI); Prefeitura Universitária, além da Reitoria.

Em junho deste ano, a Supertic assumiu a gestão da telefonia da universidade. Em setembro, foi a vez de assumir o controle das atividades de suporte aos sistemas corporativos. No mês de outubro, a Superintendência iniciou a implantação de software livre, como o BROffice, na Administração Central da UFRJ.

O Comitê Gestor da Supertic (CGTIC) é presidido pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento (PR-3) e conta com três representantes indicados pelo Gabinete do Reitor e três representantes de cada uma das seis decanias. A secretaria da CGTIC é exercida pela superintendente da Supertic.