Novas abordagens da Paleontologia na Jornada de Iniciação Científica

No dia 7 de outubro, quarto dia da Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, mais trabalhos foram apresentados pelos estudantes no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN-UFRJ), explorando temas de diversas as áreas de interesse científico. Entre os principais, destacaram-se as exposições “Brincando com a Paleontologia Brasileira: A Importância dos Jogos Educativos para a Divulgação Científica” e “Paleoarte VS. Paleodesign”.

A primeira, desenvolvida pelas irmãs Vânia Lúcia, Vanessa e Verônica Amaral, contou com a demonstração de um tabuleiro de xadrez adaptado com figuras de dinossauros, a ser desenvolvido, para que crianças aprendam mais sobre o jogo e sobre a ciência. A exposição seguinte, realizada pelo estudante Thadeu dos Anjos Reis, buscou apresentar a possibilidade de exploração de trabalhos científicos em linguagem artística, propondo nova forma de arte para a paleontologia que não o paleodesign formal. “Os trabalhos possuem uma leitura especializada, mas ainda assim têm uma beleza estética, criando um vínculo entre artista e pesquisadores”, explicou Thadeu.

Continuam no CCMN as exposições de cartazes com trabalhos científicos de temas específicos, expostos pelos estudantes.