Ensino nas escolas é tema de trabalhos na JIC

Na última quarta (06/10), trabalhos sobre o ensino nas escolas foram apresentados na "XXXII Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural Giulio Massarani da UFRJ". Os estudantes debateram a metodologia nos colégios, propuseram melhorias e fizeram pesquisa sobre as escolas rurais do Rio de Janeiro no início do século XX.

Michelle Ludvichak, aluna de Ciências Sociais da UFRJ, apresentou  o trabalho “O Cinema como Prática Social”. Em sua fala, a estudante criticou o uso do cinema como forma ilustrativa nas salas de aula e discutiu uma nova maneira para despertar o senso crítico dos alunos. “O filme pode contribuir para o desenvolvimento de conceitos sociológicos e a análise criativa que esses filmes proporcionam em um espaço de reflexão crítica da sociedade”, explicou. Maria Fasanello, arte-educadora e pesquisadora do Laboratório “Currículo e linguagem cinematográfica na educação básica” seguiu a mesma linha de pensamento e propôs alfabetizar crianças por meio de um processo criativo. Com o trabalho “A Arte na Escola: Uma Prática Pedagógica”, a pesquisadora apresentou um processo de aprendizagem baseado na arte de ler e contar histórias relacionados a linguagens artísticas.

Camila Machado, Felipe Gonçalves e Marina Dantas, estudantes do Instituto de Psicologia (IP) da UFRJ, apresentaram “Do Silêncio à Fala: Dificuldades e Possibilidades da Participação Discente na Escola”. Os pesquisadores analisaram as dificuldades que os estudantes das escolas têm para participar das aulas e discutiram a questão da hierarquia que o uso do uniforme traz.  Já César Borges e Joice da Silva, alunos de Ciências Sociais, discutiram o ensino de Sociologia nos colégios em “Um Estudo de Caso sobre o Papel da Sociologia na Formação para a Cidadania em uma Escola Técnica do Rio de Janeiro”. “A matéria é mal avaliada pelos estudantes, principalmente pelo fato de não constar entre as disciplinas do exame do vestibular”, analisou Borges.

Raquel de Barros, aluna do curso de Pedagogia da UFRJ, ministrado pela Faculdade de Educação (FE) da UFRJ, fez um estudo sobre o ensino nas escolas rurais do interior do estado do Rio de Janeiro entre a década de 1920 e 1940 em “De Meninos Desvalidos para Pequenos Cultivadores e Operários Agrícolas: Os Aprendizados Agrícolas do Estado do Rio de Janeiro (1920-1940)”. Já Tatiana Teitelroit e Tainá Vital, alunas da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, analisaram o ensino das escolas públicas na “era digital” em “Modelos de Implementação da Pedagogia do Comum nas Escolas Públicas do Estado e do Município”. “É importante pesquisar os novos desafios pedagógicos frente a uma cultura digital”, explicou Tainá.

JIC

A Jornada de Iniciação Científica é um evento científico anual da UFRJ, dirigido aos alunos de graduação da universidade e obrigatório para os bolsistas do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq – PIBIC.