JIC 2010: CT é palco de trabalhos sobre Computação e Telecomunicações

A XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação científica, artística e cultural da UFRJ ofereceu, no dia 6 de outubro, no Centro de Tecnologia, a apresentação de trabalhos dos alunos de graduação nos cursos ligados a Eletrônica, Computação e Telecomunicações.

A sessão 286, denominada Poli IX, começou com o trabalho “Avaliação do Desempenho do Encaminhamento de Pacotes em Redes Virtuais”, apresentado por Hugo Heiji Tibana Carvalho. O estudo abordou a utilização da técnica de virtualização nas máquinas lógicas, permitindo que haja diversas execuções simultâneas sobre uma mesma máquina física. O trabalho trata desta perspectiva através da Internet com a virtualização de redes.

Em seguida, “Segurança na Internet do Futuro” foi apresentado pelo aluno Daniel José da Silva Neto. O trabalho visou a identificar os problemas existentes na Internet como pragas digitais que se espalham pela rede cada vez mais, tais como vírus, cavalos de tróia, backdoors, worms, spywares, adwares e stealwares. Esses problemas, além de causarem perdas de dados ou desempenho nos compu¬tadores dos usuários, também podem permitir a invasão e o controle das estações finais por usuários mal-intencionados. A partir daí, o estudo propõe traçar um panorama para a criação de uma nova arquitetura para a Internet.

A sessão também contou com a apresentação dos trabalhos “Pilotagem de Redes de Nova Geração Virtualizadas”, ministrada por Victor Pereira da Costa; “Pilotando Redes Cientes de Contexto baseadas em Multi-agentes”, com a aluna Jéssica dos Santos Vieira; “Internet do Futuro: Análise de Sistemas de Migração em redes virtuais”, com Vanessa Castro de Medeiros; e “Estimação de parâmetros em Redes Distribuídas Ad- Hoc com Uso de Filtros Adaptativos com Seleção de Dados Via Inovação” proferida por Marco Fernandes dos Santos Xaud.